Compromisso com a Qualidade do Ensino.

    Rua:Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.Tel.(75) 3629 - 2051. Conceição do Almeida-Bahia.

   HOME      
Minha conta

 

 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

COLÉGIO ESTADUAL SÉRGIO CARNEIRO.

Thursday, 03/09/09 16:47:42

Geografia

Área do conhecimento

Disciplina: Geografia

Séries – 1ª,2ª, e 3ª séries do Ensino Médio

 

A partir dos anos 80, a forma tradicional de ensinar Geografia começou a ser questionada. O que se argumenta é que quando os professores limitavam-se a descrever as paisagens naturais e a pedir aos alunos para decorar os elementos que as forma, eles não fornecem dados suficientes para que os estudantes sejam capazes de entender as transformações do mundo em que vivem.

 

Ao se relacionar com a natureza, o ser humano está sempre produzindo mudanças. E essas mudanças só podem ser compreendidas se integrarmos a Geografia Física e a Geografia Humana a outros campos do saber, como a Sociologia e a Biologia. Essa interação é o que se busca no ensino atual da Geografia.

 

A Geografia não é a única disciplina que utiliza a observação, a descrição, a comparação e a explicação mais é a área que mais necessita desses procedimentos para ser bem compreendida.

A Geografia busca a compreensão da realidade social, tendo como base a reflexão à respeito do homem como principal agente transformador do espaço geográfico. Ela reúne instrumentos que colocam em debate o exercício da cidadania: Direito à Saúde e a Educação, Moradia, Emprego, Preservação e Conservação da Natureza, etc. Esses temas privilegiam o processo de trabalho que mobiliza os alunos a pensar e agir. Junto a eles são adicionados mais alguns temas transversais como: Ética, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual.

Com isso os professores de Geografia sofrem desafios ao passarem a utilizar em suas aulas temas que retratem a realidade dos alunos. Esses temas são desenvolvidos através de debates, aulas de campo, textos críticos, pesquisas, seminários, entre outros. Através dessa metodologia busca-se a compreensão do espaço geográfico e do homem – objetivos de estudo da Geografia, o desenvolvimento das habilidades de observar, interpretar e analisar a realidade a partir da sua dimensão espacial, tendo como parâmetro o valor e a perspectiva de mudança.

A avaliação será realizada de forma continua, processual e acumulativa, através da observação direta, pesquisas, trabalhos em grupos, seminários, painel de apresentação, interpretação e discussão de textos, testes, debates, onde os alunos deverão estar aptos a fazer comparações, descrições de paisagens rurais e urbanas e leitura cartográfica. 

Geografia

Conteúdos

Séries – 1º do Ensino Médio

 

Espaço Geográfico

Meios de orientação

Coordenadas Geográficas

Fusos Horários

Mapas

Legendas e convenções cartográficas

Escalas e projeções cartográficas

Relevo

Estrutura Geográfica

Relevo

O tempo e o clima

Hidrografia

Vegetação

Meio Ambiente

Poluição da Terra

População

Crescimento populacional

Teorias demográficas

Distribuição da População

Estrutura populacional

População ativa/inativa, urbana/rural

Migrações

Transportes

Fontes de energia

Atividades industriais

Espaço Geográfico

A nova Ordem Geopolítica mundial

Globalização

Transnacionalização

O espaço brasileiro

Brasil: posição, política e administração

Situação política e econômica

Brasil. Pais de Terceiro Mundo

Pais dos contrastes

O espaço natural do Brasil

O relevo e seus agentes

Estrutura Geológica do Brasil

Solo e Clima: tipos e classificação

A imigração para o Brasil

Crescimento vegetativo da população brasileira

Estrutura da população brasileira

PEA e a distribuição de renda no Brasil

Os movimentos internos

Atividades econômicas no Brasil

A agricultura brasileira

Estrutura fundiária e a reforma agrária

Indústrias

 

Geografia      

Conteúdos

Séries – 3º do Ensino Médio

 

Capitalismo( o espaço da produção)

Processo de desenvolvimento do capitalismo

O subdesenvolvimento

Geopolítica e economia do pós-guerra

A nova ordem mundial

O comercio internacional: multilateral ou regional

2.Urbanização

As cidades na história

As cidades no capitalismo

Processo de urbanização

A urbanização brasileira

População

Dinâmica da população

Estrutura da população

Teorias demográficas

Superpopulação

Distribuição e crescimento populacional

Desenvolvimento X meio ambiente

Impactos ambientais em ecossistemas naturais e em acossistemas agrícolas

Impactos ambientais em sistemas urbanos

Outras formas de poluição

Lutas de defesa do meio ambiente.

Geografia

Conteúdos

Séries –2º do Ensino Médio

 

Regiões industriais

A produção de energia no Brasil: consumo e formas

Fontes de energia e alternativas

 

Vegetação do Brasil

Meio ambiente X desenvolvimento

O espaço social brasileiro

Formação da população brasileira

Histórico da Escola
Justificativa
Nossos Valores
Fundamentos Legais
Objetivos da Escola
Bases Filosóficas

Marco Referencial

Marco Situacional

Marco Filosófico

Marco Operativo

Metodologia de Ensino

Proposta Curricular

Área de Conhecimento

Artes
Educação Física

Matemática

Matemática Conteúdo

Física

Quimica

Química Conteúdo
História
Geografia
Filosofia
Sociologia
Língua estrangeira Moderna
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Matemática do Ensino Fundamental
História de 5ª a 8ª
Educação Física de 5ª a 8ª Série
Ensino Religioso
Educação Artística
Referências
Dados da Escola

 

| © Copyright 2009 CESC - Colégio Estadual Sérgio Carneiro  |  Rua;Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.|

Conceição do Almeida-Bahia.