Compromisso com a Qualidade do Ensino.

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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

COLÉGIO ESTADUAL SÉRGIO CARNEIRO.

Thursday, 03/09/09 17:05:10

 

Marco Filosófico

ivos sejam alcançados.

 

 

 

Se a educação é determinada fora do poder de controle comunitário dos seus praticantes, educados e educadores diretos, por que participar dela, da educação que existe no sistema escolar criado e controlado por um sistema político dominante? Se na sociedade desigual ela produz e consagra a desigualdade social, deixando no limite inferior de seu mundo, e permitindo que minorias reduzidas cheguem ao seu limite superior, por que acreditar ainda na educação? Se ela pensa e faz pensarem o oposto do que é, na prática do seu dia a dia, por que não forçar o poder de pensar e colocar em prática uma outra educação? (BRANDÃO, 1995).

 

Segundo Piaget, o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado pelas estruturas internas do sujeito (porquanto estas resultam de uma construção contínua) nem pelas características do objeto (já que estas só são conhecidas graças à mediação dessas estruturas). Todo conhecimento é uma construção, uma interação, contendo um aspecto de elaboração novo. Nessa perspectiva, a educação tem por prioridade dentre outras, desenvolver a consciência critica, promover o conhecimento interdisciplinar assegurando aos alunos o direito à educação de qualidade.

Desta forma fazendo o aluno sentir-se agente transformador de um país, o qual anseia por sua participação ativa e consciente, concatenando assim, com a nova LDB, em seu artigo 1º, onde expressa claramente que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Um aspecto primordial nas teorias construtivistas, é a quebra de paradigmas que os conceitos de Piaget trazem, é a troca do repasse da informação para a construção do conhecimento; é a nova ordem revolucionária que retira o poder e autoridade do mestre transformando-o de todo poderoso detentor do saber para um "educador que também aprende", segundo as palavras de Freire, e esta visão deve permear todo um "ambiente construtivista".

 

É necessário o preparo dos educadores, adequando com os novos tempos, compromisso em atender com qualidade ao aluno, possibilitando a construção de uma pedagogia integralizadora e potencializadora ancorada na ética, incorporando a política e a estética como valores referenciais da prática educacional lastreada nos princípios da identidade, igualdade e da sensibilidade. Assim, os princípios pedagógicos da autonomia, da diversidade e da identidade permitirão melhor adequação dos currículos às necessidades dos alunos e de seu meio social na contextualização dos princípios estruturados no exercício da cidadania.

 

Em um ambiente de ensino construtivista é fundamental que o professor conceba o conhecimento sob a ótica levantada por Piaget, ou seja, que todo e qualquer desenvolvimento cognitivo só será efetivo se for baseado em uma interação muito forte entre o sujeito e o objeto. Partindo desse pressuposto, propomos através de aulas práticas um estudo crítico-analítico a ser trabalhado, assim como, a reflexão de uma prática mais consciente, oferecendo-lhes teorias, técnicas e práticas de produção textual tornando os alunos capazes de concretizar a comunicação de idéias (conteúdo), valorizados por uma expressa estética da linguagem (forma).

 

Ainda a LDB destaca nos incisos II,III,IX e XI a liberdade de aprender, ensinar, o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, o oferecimento de um ensino o qual apresente um padrão de qualidade, enfim a vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. A partir dessa premissa, sugerimos que o conteúdo não seja visto como fim em si mesmo, mas como meio em que os alunos possam desenvolver suas capacidades, permitindo produzir e usufruir dos bens culturais, sociais, políticos de acordo com a sua realidade.  

 

Sabemos da importância da utilização dos temas transversais na prática escolar, para tanto propomos a utilização das programações da TV ESCOLA para assegurar aos alunos e profissionais o conhecimento e dando-nos condições de um preparo para a qualificação. Se desejamos formar indivíduos críticos, capazes de analisar a realidade, criadores, capazes de buscar soluções para os problemas dessa realidade é essencial que o professor seja competente na elaboração e execução de suas aulas para que os objet

 

 

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