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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

COLÉGIO ESTADUAL SÉRGIO CARNEIRO.

Thursday, 03/09/09 17:05:49

 

Metodologia do Processo Ensino e Aprendizagem 

 

A metodologia é vista como um conjunto de ações, condições e procedimentos que podem ser colocadas em prática, estimulando a participação ativa do aluno no próprio aprendizado, mediante experimentações, pesquisas individuais e coletivas. Nessa perspectiva, existe a necessidade de um ensino e aprendizagem que possa postular a instauração da problematização e da dúvida, para que os aprendizes e ensinantes empenhem-se na busca de uma melhor compreensão e inserção da realidade.

            Neste sentido, optamos pela  Pedagogia de Projetos que visa à re-significação do ambiente escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. Os projetos criam possibilidades de ruptura por se colocarem como espaço interdisciplinar, no qual é possível unir as áreas do conhecimento na transformação de uma identidade cultural. Portanto, a Pedagogia de Projetos oferece ao professor condições para que ele revitalize o cotidiano escolar materializando e sistematizando coletivamente as atividades escolares, entendendo que o estudante é um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem.

Acreditamos na interdisciplinaridade como instrumento que contribui para que a escola seja lugar onde se produza coletiva e criticamente um saber novo. A (inter) ação é, portanto, condição para que se efetive a interdisciplinaridade. Ela consiste num passo além da integração, ou seja, da sintonia, da reciprocidade, da mudança de atitude frente a um fato a ser conhecido. O fazer pedagógico consiste no processo de (re)construção da aprendizagem, que se dá nas relações do sujeito consigo mesmo e com os outros, as quais processam-se num contexto social e institucional marcados pela história.

A pedagogia de projeto é uma forma de se valorizar a criatividade dos alunos, resgatando a identidade da comunidade escolar, já que todos são sujeitos de todo processo educativo. Mas para que de fato ocorra tudo isso, é preciso mudar a postura do ato educativo  em relação às práticas pedagógicas. Assim existe a necessidade de um espaço de discussões, trocas de experiências e envolvimento  com um trabalho interdisciplinar. O que cria de fato um projeto é a discussão, o debate coletivo, e, no meio do debate, a ação. Deve ser entendido como processo, nunca como um fim, pois pode ser repensado e modificado de acordo com as necessidades da escola, da turma, dos professores, enfim da comunidade escolar.

Vale ressaltar,  que um projeto interdisciplinar envolve toda a comunidade escolar,  visto que  toma decisões, faz escolhas, executa  e  adota comportamentos. Este trabalho coletivo abre espaço para monitoria, espaço para atuação das universidades e faculdades no ambiente escolar.  Além do que as experiências pedagógicas divulgadas pela escola revelam  autenticidade, criatividade e transparência em torno da prática docente.


 

 

Histórico da Escola
Justificativa
Nossos Valores
Fundamentos Legais
Objetivos da Escola
Bases Filosóficas

Marco Referencial

Marco Situacional

Marco Filosófico

Marco Operativo

Metodologia de Ensino

Proposta Curricular

Área de Conhecimento

Artes
Educação Física

Matemática

Matemática Conteúdo

Física

Quimica

Química Conteúdo
História
Geografia
Filosofia
Sociologia
Língua estrangeira Moderna
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Matemática do Ensino Fundamental
História de 5ª a 8ª
Educação Física de 5ª a 8ª Série
Ensino Religioso
Educação Artística
Referências
Dados da Escola

 

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