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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

COLÉGIO ESTADUAL SÉRGIO CARNEIRO.

Thursday, 03/09/09 17:05:18
 

Proposta Curricular

Área de conhecimento
Diciplina: Língua Portuguesa
Séries – 1º, 2º,3º e 4º do Ensino Médio

O Ensino de Língua Portuguesa vem passando por uma profunda reformulação metodológica, tendo como finalidade, criar situações nas quais o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo no uso da linguagem, de modo que possibilite a inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando as suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.


Nesta finalidade, os conteúdos disciplinares de Língua Portuguesa, foram selecionados de modo a permitir o uso efetivo da linguagem em situações lingüisticamente significativas, condição para que os sujeitos se apropriem dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio, através da ação sobre eles, garantindo o principio que busca a compreensão da linguagem enquanto trabalho.


A composição curricular desta disciplina, resulta da compreensão deste principio, que pressupõe a percepção da unidade do fenômeno lingüístico:

 

Objetivamente, ao ouvir, ler, falar e escrever, o sujeito trabalha com procedimentos de mesma natureza, previlegiando a análise da dimensão discursiva e pragmática da linguagem, os quais oferecem suportes necessários para a compreensão dos fenômenos de interação, e deve estabelecer um conjunto de saberes significativos para alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental; 1ª a 3ª do Ensino Médio e 2ª a 4ª do Ensino Médio Normal, privilegiando o conhecimento lingüístico operacional e as implicações culturais decorrentes do uso social da língua em uma sociedade complexa, já que os conhecimentos constituídos pelo sujieot articulam-se ao seu grau de letramento, decorrente do grau de letramento da comunidade da qual faz parte.


Deve-se trabalhar na área de Língua Portuguesa, leitura, produção de textos e análise lingüística, já que os conhecimentos lingüísticos, sendo operacionais, manifestam-se nas atividades de leitura e produção de textos. Um bom leitor é exatamente aquele que lança mão de seus conhecimentos lingüísticos no próprio ato de ler, sendo capaz de perceber os sentidos do texto e os recursos utilizados pelo autor. O mesmo raciocínio se aplica à questão do conhecimento da historiografia e de certos conceitos de teoria literária.


As diferenças entre os níveis de escolaridade estebelecidos articulam-se com graus diferenciados de autonomia na realização de determinadas tarefas que, por sua vez, decorrem da maturidade intelectual a afetiva do individuo, implicando diferentes possibilidades de aprofundamento de determinado aspecto do conhecimento lingüístico.


As atividades de leitura e produção de textos propostas, devem considerar a complexidade estrutural do texto, seu universo temático e sua densidade argumentativa, em função das características do aluno, incluindo sua idade, maturidade afetiva e intelectual e o nível de escolaridade.

 

É imperativo, para garantir a eficiência da avaliação, que as questões elaboradas abarquem a diversidade de domínio lingüístico, não se limitando a um nível “ïdeal”.


O ensino de Língua Portuguesa está relacionado com todas as áreas do conhecimento, uma vez que o uso da linguagem e do código (verbal ou não-verbal) estão interrelacionados nas práticas educativas, sociais e na história, gerando uma circulação de sentidos produzindo formas de comunicação e expressão, mas também constituidora de significados, de conhecimentos, de valores e de identidade.


Desta forma a avaliação será processual, continua, somatória e acumulativa, já que os conhecimentos lingüísticos, sendo operacionais, manifestam-se em atividades de leitura e produção de textos.
 

Leia mas sobre a historia da escola

Histórico da Escola
Justificativa
Nossos Valores
Fundamentos Legais
Objetivos da Escola
Bases Filosóficas

Marco Referencial

Marco Situacional

Marco Filosófico

Marco Operativo

Metodologia de Ensino

Proposta Curricular

Área de Conhecimento

Artes
Educação Física

Matemática

Matemática Conteúdo

Física

Quimica

Química Conteúdo
História
Geografia
Filosofia
Sociologia
Língua estrangeira Moderna
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Matemática do Ensino Fundamental
História de 5ª a 8ª
Educação Física de 5ª a 8ª Série
Ensino Religioso
Educação Artística
Referências
Dados da Escola

 

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