Compromisso com a Qualidade do Ensino.

    Rua:Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.Tel.(75) 3629 - 2051. Conceição do Almeida-Bahia.

   HOME      
Minha conta

 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

COLÉGIO ESTADUAL SÉRGIO CARNEIRO.

Thursday, 03/09/09 17:06:09

Sociologia

Área do conhecimento

Disciplina: Sociologia

Séries – 2ª série do Ensino Médio

 

Ao trabalharmos Ciências Sociais, partimos do pressuposto da dinâmica da sociedade em que vivemos, pois a partir dessa compreensão social, o aluno poderá perceber-se como elemento ativo, com capacidade de viabilizar um modelo de sociedade mais justo e solidário.

Cabe ressaltar que é inútil separa a Sociologia das condições histórico-sociais, pois a referida ciência forma um produto cultural das fermentações intelectuais provocadas pelas revoluções industrias e político-sociais que abalaram o mundo. Sendo assim, torna-se necessário a reflexão em torno da permanência dessas questões até hoje, dando enfoque especial às influências que as mesma exercem na vida dos alunos, tendo em vista que o conhecimento sociológico tem como atribuições básicas investigar, identificar, descrever, classificar, interpretar e explicar todos os fatos relacionados a vida social. Dessa forma, o aluno poderá construir uma postura mais reflexiva e crítica diante da complexidade do mundo moderno, desenvolvendo o pleno exercício de sua cidadania. 

Ao considerarmos a Sociologia como ciência da sociedade, temos que Ter a clareza de que não há um consenso em torno do conceito que aparece como matriz deste campo do conhecimento. Entretanto, é possível trabalhar contextualmente, entendendo o conceito de sociedade nos termos condições do capitalismo contemporâneo, que engloba processos sociais, dentre eles a socialização total.

Além disso, procuramos explicitar o conceito de sociedade trabalhando temas como: exclusão (social, econômica e política); concentração (de poder e de renda); produções artísticas e culturais nas diversas camadas sociais, influências de outras culturas na sociedade brasileira, produzindo assim, novos discursos sobre as diferentes realidades sociais.

A Sociologia é trabalhada de forma a utilizar o termo relação social como indicador do contemporâneo de uma pluralidade, levando em conta a ação de cada um, ou seja, é feito um casamento entre Sociologia e Psicologia.A primeira analisa a relação entre as ações de um individuo e a coletividade, já a segunda analisa a relação entre as diferentes condutas do mesmo individuo, em relação a si mesmo em relação a outros indivíduos e grupos.

Desse modo, é válido afirmar que o estudo da Sociologia está voltado para o respeito por padrões culturais diferentes e o desenvolvimento da postura crítica diante das desigualdades sociais, assim como o desenvolvimento da postura critica em relação as discriminações raciais e culturais.

Esta avaliação se dará de forma contínua e cumulativa, processual, preponderando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, através da observação direta em relação à participação do aluno, seminários, teste, painéis ilustrativos, debates, etc.

           

 

Sociologia

Conteúdos

Séries – 2º do Ensino Médio

 

Conceituação

Sociologia de Durkhein

Sociologia funcionalista a Sociologia do conflito

Micossociologia

Reprodução da desigualdade social, formas

Contribuição do estudo da Sociologia na construção da cidadania

Ideologia

Conceitos e as classes sócias

Trabalho

Processo

O conflito entre trabalho e realização

O valor dado ao trabalho

Papel social das minorias

Mulher

Índio

Negro

Homossexual

Estudo sobre a marginalidade

Trabalho do menor e os menores de rua

A questão agrária no Brasil

 

 

 

Histórico da Escola
Justificativa
Nossos Valores
Fundamentos Legais
Objetivos da Escola
Bases Filosóficas

Marco Referencial

Marco Situacional

Marco Filosófico

Marco Operativo

Metodologia de Ensino

Proposta Curricular

Área de Conhecimento

Artes
Educação Física

Matemática

Matemática Conteúdo

Física

Quimica

Química Conteúdo
História
Geografia
Filosofia
Sociologia
Língua estrangeira Moderna
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Matemática do Ensino Fundamental
História de 5ª a 8ª
Educação Física de 5ª a 8ª Série
Ensino Religioso
Educação Artística
Referências
Dados da Escola

 

| © Copyright 2009 CESC - Colégio Estadual Sérgio Carneiro  |  Rua;Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.|

Conceição do Almeida-Bahia.