Compromisso com a Qualidade do Ensino.

    Rua:Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.Tel.(75) 3629 - 2051. Conceição do Almeida-Bahia.

   HOME      
Minha conta

 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

COLÉGIO ESTADUAL SÉRGIO CARNEIRO.

Thursday, 03/09/09 17:05:20
Área de conhecimento

 

Disciplina: Artes

Séries – 3º do Ensino Médio

 

De acordo com a nova LDB, em sue artigo 26, parágrafo 2º “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório dos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

Partindo desse pressuposto defendemos o ensino-aprendizagem da disciplina aludida por acreditarmos ser um conhecimento articulado no âmbito sensível-cognitovo, e por intermédio disso manifestamos significados, sensibilidades, de modos de criação e comunicão sobre o mundo da natureza e da cultura.

Por meio de práticas sensíveis de produção e apreciação artísticas e de reflexão sobre os mesmos nas aulas de arte, os alunos têm a possibilidade de desenvolver saberes que os levam a compreender e envolver-se com decisões estéticas, construtora de identidades artísticas, aproximando-se de saberes culturais e contextualizados relacionados ao conhecer e comunicar arte e seus códigos.

O objetivo do ensino da arte é favorecer a formação da identidade e de uma nova cidadania do educando voltada para o despertar de uma nova consciência e expressão do ser humano, valorizando sua criatividade, sensibilidade, estimulo à inteligência dos alunos.

Trabalhar a arte vinculada a problemas sociais onde realizem e analisem as mais diversas manifestações artísticas compreendendo-as em sua diversidade histórico-cultural.

A metodologia utilizada no ensino de artes requer atividades que possibilitem ao educando interagir-se com a comunidade através de produções artísticas como: produções textuais, artes cênicas, expressão corporal, dança, confecção de trabalhos manuais, canto, ampliando seus saberes para outras manifestações como as artes audiovisuais.

Avaliaremos a disciplina através da realização de produções artísticas individuais e ou coletivas, nas linguagens da arte (música, artes visuais, dança, teatro) analisando, refletindo e compreendendo os diferentes processos produtivos com seus diferentes instrumentos de ordem material e ideal, como manifestações sócio-culturais e históricas.

 

 

 ! 

Projeto Político

Pedagógico

L

 

| © Copyright 2009 CESC - Colégio Estadual Sérgio Carneiro  |  Rua;Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.|

Conceição do Almeida-Bahia.