Compromisso com a Qualidade do Ensino.

    Rua:Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.Tel.(75) 3629 - 2051. Conceição do Almeida-Bahia.

   HOME      
Minha conta

 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

COLÉGIO ESTADUAL SÉRGIO CARNEIRO.

Thursday, 03/09/09 16:47:59

Justificativa

 

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (Gadotti).

 

A sociedade contemporânea pede de todas as instituições que a compõe, ação, criatividade, parcerias, produção, empreendedorismo, competências e qualidade, com vistas às necessidades sociais vigentes. Neste sentido, o Colégio Estadual Sérgio Carneiro tem como objetivo promover uma Educação de qualidade para os seus educandos. Essa educação pede a produção de conhecimentos e profissionais competentes, ativos, críticos, participativos, comprometidos e, além de tudo, humanos. Nessa perspectiva, adotaremos práticas pedagógicas contextualizadas e críticas, estimuladoras e promotoras da cidadania, que considerem o ser humano um ser global, social e histórico.

Este Projeto Político Pedagógico se caracteriza por uma necessidade de renovação, exigindo mudança de mentalidade em direção à  autonomia e participação de todos os segmentos, voltados para uma gestão democrática. O Colégio Estadual Sérgio Carneiro se apresenta e atua como centro de estudo e formação, inserido num cenário marcado pela diversidade de suas próprias contradições.   A natureza processual da educação faz deste projeto pedagógico um instrumento de trabalho, ainda que provisório, para a realização da missão e dos ideais dessa instituição. Por isso, o presente Projeto tem função articuladora,identificadora,retroalimentadora e ética.   

Finalmente, não se pode esquecer sua função política, enquanto coloca o exercício da educação comprometido com a qualidade e o exercício da cidadania. Isso enriquece a práxis pedagógica na medida em que a humaniza por ser compreendida como uma atividade humana, construída e articulada, considerando a circulação, a socialização do aprender a aprender, do aprender a fazer, do aprender a ser, do aprender a conviver.

Isto posto, o Colégio Estadual Sérgio Carneiro pretende:

- promover o aprofundamento das ciências e da tecnologia no contexto histórico das áreas de códigos e linguagens, sociedade e cultura, ciências da natureza e matemáticas, buscando vigorosa e metodicamente a construção do conhecimento, por intermédio da livre discussão do ensino, da pesquisa e da extensão, fazendo da ação profissional sempre uma ação retomada do passado para o presente e o futuro;

- privilegiar a produção e a construção do conhecimento de forma sistematizada e sistêmica, partindo da reflexão, do debate e da crítica numa perspectiva criativa e interdisciplinar;
- recuperar o conhecimento como prática, reflexão, dúvida, compreensão e crítica do que nos é oferecido pela observação e pela experiência do mundo físico e social, bem como pelas mídias tecnológicas disponíveis.

 

 

Histórico da Escola
Justificativa
Nossos Valores
Fundamentos Legais
Objetivos da Escola
Bases Filosóficas

Marco Referencial

Marco Situacional

Marco Filosófico

Marco Operativo

Metodologia de Ensino

Proposta Curricular

Área de Conhecimento

Artes
Educação Física

Matemática

Matemática Conteúdo

Física

Quimica

Química Conteúdo
História
Geografia
Filosofia
Sociologia
Língua estrangeira Moderna
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Matemática do Ensino Fundamental
História de 5ª a 8ª
Educação Física de 5ª a 8ª Série
Ensino Religioso
Educação Artística
Referências
Dados da Escola

 

| © Copyright 2009 CESC - Colégio Estadual Sérgio Carneiro  |  Rua;Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.|

Conceição do Almeida-Bahia.