Compromisso com a Qualidade do Ensino.

    Rua:Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.Tel.(75) 3629 - 2051. Conceição do Almeida-Bahia.

   HOME      

Untitled Document

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Marco Situacional

Thursday, 16/07/09 01:24:08


 

 

Nosso Modelo Técnico-Pedagógico atende aos níveis Básico do Ensino Fundamental e Médio.

Ensino Fundamental

 

O Ensino Fundamental, através de conteúdos, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação visa a que o aluno, ao final da 5ª a 8ª série, seja capaz de:

- compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;


- posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;


- conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;


- conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, bem como aspectos sócio-culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, crenças, sexo, etnia ou outras características individuais e sociais;


- perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para melhoria do meio ambiente;


- desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;


- conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva;


- utilizar as diferentes linguagens - verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;


- saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;


- questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolve-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Ensino Médio 

O Ensino Médio objetiva, através de conteúdos, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação a que o aluno demonstre:

- domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem as modernas formas de produção;
-conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;
- domínio dos conhecimentos de ciências humanas e ambientais necessários ao exercício
da cidadania.
- Integração e Seqüência dos Componentes Curriculares do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Através da verticalidade e da horizontalidade, haverá a integração e a seqüência dos componentes curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, abordadas nos planos escolares e com amplas discussões nos planejamentos e reuniões, sempre com embasamento nas diretrizes traçadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN.


Os temas transversais serão trabalhados em todos as séries do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio e Médio Normal, favorecendo e complementando a formação do cidadão e levando à construção do conhecimento, seja  em termos de conteúdos, seja em termos de habilidades.

 

 ! 

Projeto Político

Pedagógico

L

 

 

| © Copyright 2009 CESC - Colégio Estadual Sérgio Carneiro  |  Rua;Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.|

Conceição do Almeida-Bahia.