Compromisso com a Qualidade do Ensino.

 Rua:Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.Tel.(75) 3629 - 2051. Conceição do Almeida-Bahia.

    HOME                  Conceição do Almeida

          Data da ultima atualização: 03 de September de 2009 17:14:02

 


FAZER ANOTAÇÕES EM AULA TORNA APRENDIZADO MAIS EFICIENTE; VEJA DICAS
Simone Harnik
Em São Paulo

 

Portaria 20 de março de 2009: veja mais

 

Se você acha que ir à escola e prestar atenção no que o professor diz é suficiente para aprender a matéria, pode estar enganado. A prática de tomar notas vai além de um hábito da turma dos nerds: pode mesmo melhorar o desempenho em testes e facilitar o entendimento do conteúdo.

Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), para haver aprendizagem o fator fundamental é a "interação". "É preciso trocar as impressões da matéria com outras pessoas. Até para que o estudante possa dizer 'você errou'", afirma.
O certo e errado, de acordo com Alavarse, é mais bem definido nas disciplinas de exatas. Como nas humanidades, em geral, pode haver muitas versões para um mesmo fato, o debate e a discussão são boas formas de colocar o conhecimento à prova.

Mas para que essa interação seja proveitosa, o especialista da USP afirma que o aluno deve fazer a sua parte. Como? Por exemplo, marcando o que achar interessante para as discussões em suas leituras prévias.

"Anotando estamos fazendo sínteses, resumos. E os resumos nos orientam. Se uma palavra aparece muito em um texto, é importante anotá-la, pois ela pode ser carregada de sentido". Depois de separar a palavra, o estudante deve buscar material sobre ela em um dicionário ou em livros da disciplina.
 

 

 

Seja Bem vindo!

Site em  Construção.

 

 

Projeto Político

Pedagógico


 

 

 

 

 

| © Copyright 2009 CESC - Colégio Estadual Sérgio Carneiro  |  Rua;Dr. Ulisses Caldas Pinto.Nº41/43.|

Conceição do Almeida-Bahia.