I – APRESENTAÇÃO

I – APRESENTAÇÃO

O Projeto Político Pedagógico constitui-se na construção coletiva da identidade da escola pública de qualidade que pressupõe um projeto de sociedade, de educação, de cultura e de cidadania, fundamentado na democracia e na justiça social. É a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades, no nosso caso o ensino fundamental e médio e a perspectiva de implantação e implementação de cursos técnicos, propondo a reflexão e discussão crítica sobre os problemas da sociedade e da educação, para encontrar as possibilidades de intervenção na realidade.

Neste sentido, articula a participação de todos os sujeitos do processo educativo: professores, funcionários, pais, alunos e outros parceiros da comunidade, para construir-se uma visão global da realidade e dos compromissos coletivos; alicerça o trabalho pedagógico escolar enquanto processo de construção contínua; fundamenta as transformações internas da organização escolar e explicita suas relações com as transformações mais amplas (econômica, social, política, educacional e cultural).

O Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida possui um perfil diante da comunidade, que é de manter um ambiente muito saudável de companheirismo, respeito, transparência, participação e democracia. A gestão norteia as ações de forma integradora, com divisão de funções e atribuições claras, por meio de reuniões onde são debatidos assuntos de ordem pedagógica, física, humana e financeira. Numa gestão participativa, o Colégio conta com o apoio de seus órgãos internos: Grêmio Estudantil, Colegiado Escolar (instância maior da Instituição) que, além da participação de pais, professores, funcionários e alunos, conta com a participação de segmentos da comunidade externa e uma comissão disciplinar (composto por todos os segmentos do colégio) para apoio na ordem e regras da escola.

Dessa forma, este documento articula todo o processo de funcionamento do Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida.
II. INTRODUÇÃO

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