ÓRGÃOS COLEGIADOS – DOS: PARCEIROS DA GESTÃO

ÓRGÃOS COLEGIADOS

3.1 DOS: PARCEIROS DA GESTÃO

COLEGIADO ESCOLAR

O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa, avaliativa e fiscalizadora sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar em conformidade com as políticas e as diretrizes educacionais da Secretaria de Estado de Educação, a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Projeto Político-Pedagógico e o Regimento Escolar.

Quem faz parte?

O Colegiado Escolar é composto por representantes da comunidade escolar e de representantes de movimentos sociais organizados e comprometidos com a educação pública, presentes na comunidade, sendo presidido por seu membro nato, o(a) diretor(a) da escola. O Conselho Escolar, de acordo com o princípio da representatividade e proporcionalidade, é construído pelos seguintes conselheiros.

MEMBROS DO COLEGIADO ESCOLAR

Diretor Presidente
MARILSON CARVALHO SANTOS
Representante do Corpo Docente
RAFAEL COSTA ALMEIDA
MARIA DA GRAÇA DUARTE CARDOSO
Representante dos Pais
SIMONE MARCIA FERREIRA PIMENTEL BORGES
CAARLOS DIAS DA SILVA
Representante do Corpo Discente
ERIMIRES MOREIRA DA HORA
Representante do Grêmio Estudantil
VINICIUS SANTOS FERNANDES

GRÊMIO ESTUDANTIL
O que é?
O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.
O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, o estudante defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática.

Objetivos:
Integrar e representar os estudantes do colégio;
Defender seus direitos e interesse;
Cooperar para melhorar a escola e a qualidade do ensino;
Incentivar e promover atividades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais.
Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional .

Atividades
Dentre as muitas atividades que o grêmio pode realizar, destaca-se:
Integrar os alunos e a comunidade, promovendo eventos culturais como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, concursos de poesia, coral, festival de dança, de música, etc;
Cursos e oficinas;
Campeonatos esportivos nas diversas modalidades;
Palestras de diferentes temas;
Campanhas para coleta de recursos para as populações carentes;
Jornal da escola ;
Premiação dos alunos destaques nas diversas modalidades.

CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe, como órgão colegiado, deve ser de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, com atuação restrita a cada turma do CEMA, tendo por objetivo avaliar o processo ensino e aprendizagem.

COMISSÃO DISCIPLINAR
È um órgão colegiado constituído de todos os segmentos da comunidade escolar com o objetivo de avaliar os casos graves de descumprimento de normas dos alunos para aplicação de penalidades ou encaminhamento às autoridades de direito. No entanto, nenhum tipo de penalidade ou sanção poderá transgredir as diretrizes, direitos e deveres estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente e/ou outra legislação especifica vigente.

Deixe uma resposta