Colégio Estadual Mandinho Almeida
 
               sexta-feira, 19/11/10 atualizada em sexta-feira, 19/11/10 13:57:43
 
REGIMENTO ESCOLAR

 

 

                                I.      estimular a formação de atitudes e reconhecimento de valores;

                             II.      fortalecer  os vínculos familiares e os laços de solidariedade humana;

                           III.      oferecer meios para que os educando aprenda com eficiência e busque soluções para a vida cotidiana;

                          IV.      valorizar o ambiente natural que o rodeia;

                             V.      integrar-se à comunidade, vivenciando o social;

                          VI.      compreender o sistema político nacional;

                        VII.      proporcionar meios que conduzam o educando ao interesse pela tecnologia e pelas artes;

                     VIII.      proporcionar melhores níveis de ensino Fundamental e Médio, favorecendo o acesso de todas as camadas aos cursos do Ensino Fundamental e Médio e Médio Normal, oferecidos nesta região incentivando-os e iniciando-os ao trabalho;

                           IX.      qualificar pessoal para  carreira do Ensino Médio Normal, estimulando-os ou criando condições para o seu continuo aperfeiçoamento;

                             X.      desenvolver no educando as habilidades e competências necessárias ao seu exercício social, profissional e também ao seu crescimento e aperfeiçoamento pessoal;

                           XI.      oportunizar ao aluno experiências que possibilitem o aprendizado de conteúdos atitudinais, comportamentais, procedimentais e conceituais;

                        XII.      fornecer subsídios teóricos para a fundamentação da pratica pedagógica do cursista;

                      XIII.      orientar o cursista, visando o desenvolvimento de uma prática docente, de natureza critica, capaz de superar a distancia entre o “saber” e o “saber fazer”;

                     XIV.      possibilitar ao cursista uma formação que o valorize como docente e como cidadão;

                        XV.      assegurar ao cursista a titulação necessária ao seu crescimento  profissional;

          TITULO III

ORGANIZACAO ADMINISTRATIVA

CAPITULO I

DA DIRETORIA

Art.14 – A unidade Escolar deverá ser dirigida por um pedagogo graduado ou pós-graduado, legalmente habilitado, e designado pela Secretaria da Educação – SEC.

 

§ 1º - Enquanto houver carências de pessoal habilitado para o exercício dos cargos de Diretor e Vice-Diretor, os ocupantes destes cargos exercerão, precariamente, as funções desde que devidamente autorizados, conforme legislação em vigor.

 

§ 2º - O Diretor responde por todas as atividades escolares e pelo estabelecimento escola-comunidade.

 

Art. 15 – A diretoria é constituída de pelo Diretor, Vice-Diretor, cujas investiduras decorrem de atos do poder público estadual.

Art. 16 – Compete ao Diretor:

              I.      promover uma política educacional que implique no perfeito entrosamento entre os corpos docente, discente e administrativo;

           II.      pôr em execução o Calendário Escolar, elaborado pela SEC e a ele adaptado, o planejamento geral desta Unidade Escolar, sugerido pelo Colegiado Escolar;

         III.      proceder à programação e distribuição da carga horária curricular;

        IV.      elaborar anualmente, a proposta de escala de férias dos servidores, a ser encaminhada aos órgãos próprios;

           V.      emitir folhas de freqüência dos funcionários desta Unidade Escolar;

        VI.      assinar atos e portarias disciplinadores da administração e funcionamento desta Unidade Escolar;

      VII.      convocar e presidir reuniões dos órgãos constituídos desta Unidade Escolar;

 

 

 

  CEMA 2010 - Núcleo de Tecnologia - Diretor: Marilson Carvalho Santos